Elevador Residencial Hidráulico – Preços, medidas e funcionamento

elevador residencial hidraulico

Se você está pensando em comprar um elevador para uma residência, provavelmente o elevador residencial hidráulico será uma opção a se avaliar.

Auxiliando nossos clientes a comprar elevadores, vejo que existem muitas dúvidas sobre o equipamento hidráulico.

Por isso quero te mostrar alguns detalhes que irão te ajudar na hora de você tomar uma decisão, e conseguir o melhor preço do mercado!

Nesse post vou te explicar qual a diferença entre um elevador hidráulico residencial e de um elevador de tração, como funciona um elevador residencial hidráulico, preços, medidas e sua manutenção.

Além disso vou te mostrar também sobre plataforma de acessibilidade hidráulica, que é uma solução residencial interessante.

Espero que, ao final desse texto, você esteja muito mais preparado para escolher o seu elevador e definir se um equipamento hidráulico será uma boa alternativa para sua casa.

Mas antes de começar a explicar sobre esse tipo de elevador, gostaria de te convidar a assistir um vídeo que preparamos mostrando um passo a passo completo para você comprar o elevador em um empreendimento.

Para comprar um elevador, além de preocupar com o tipo de elevador, você vai precisar ter cuidados com as dimensões do elevador, escolher um bom fornecedor, comparar equipamentos e avaliar as diversas propostas que receberá. 

Guia Prático Para Comprar Um Elevador

GRATUITO

EBOOK

Modelos e Preços

Atualizado Para 2022

Medidas Necessárias

Fornecedores Especializados

Nesse vídeo, estamos falando sobre tudo isso:

link para video explicativo de como comprar um elevador

Acredito que você vai ganhar um bom tempo e até economizar na compra do elevador assistindo esse vídeo.

Mas agora vamos ao que te trouxe aqui. E para começar quero te explicar um pouco mais sobre o elevador hidráulico residencial.

Quanto custa um elevador hidráulico residencial?

Um elevador hidráulico residencial pode variar bastante seu preço.

São muitos os fatores para se chegar em um valor final, número de paradas, dimensão, número de portas, acabamento, itens opcionais.

Isso pode gerar uma faixa de valores grande, de 55 mil reais chegando até 100 mil reais.

Para se ter uma noção mais clara, recomendo que veja esse texto que preparei sobre os preços de um elevador residencial.

Acredito que com essa leitura você terá uma noção muito maior de valores.

Qual o espaço necessário para um elevador hidráulico?

Quando falamos de medidas de um elevador temos que pensar basicamente em 3 partes: poço, caixa de corrida e casa de máquinas.

Aqui você pode ver o reservatório de óleo, que fica no poço, a caixa de corrida e a parte superior, sem casa de máquinas.

Os elevadores residenciais em geral são uma categoria de equipamentos que requer um espaço mais reduzido quando comparamos com elevadores convencionais.

Elevadores residenciais hidráulicos tem uma questão diferente dos equipamentos a tração, que é em relação ao seu reservatório de óleo.

Ele pode ficar tanto no poço quanto em uma pequena sala, na parte de inferior da residência.

O espaço de um elevador vai depender da sua capacidade, mas para que você tenha uma ideia, um elevador pequeno terá uma caixa de corrida de 1,50 x 1,50m.

O poço de um elevador residencial hidráulico vai depender do modelo e fabricante, mas geralmente pedem uma profundidade de 0,70m até 1,50m.

Temos um post específico para dimensões de elevadores, em que mostramos detalhadamente os cuidados e tamanhos de um elevador.

Se você quiser saber mais, basta clicar aqui.

Como funciona um elevador hidráulico?

Os elevadores residenciais hidráulicos são movidos por um pistão que viaja dentro de um cilindro, que você pode ver na imagem abaixo.

Aqui você pode ver o pistão hidráulico que movimenta a cabine do elevador

No poço do elevador existe um reservatório de óleo, e um motor elétrico bombeia o óleo hidráulico no cilindro para mover o pistão.

O elevador se levantará sob a pressão do fluido hidráulico bombeado para o cilindro quando um botão de chamada for pressionado em um andar superior.

Já para o elevador descer, o controlador abrirá uma válvula lentamente liberando essa pressão após uma chamada de piso inferior ter sido colocada.

Uma vez que este tipo de elevador pode descer simplesmente abrindo uma válvula de controle, seu consumo energético tende a ser menor.

Vantagens de um elevador residencial hidráulico

Elevadores hidráulicos são elevadores reforçados construídos para uso frequente e de longo prazo.

Eles também têm uma qualidade de condução ultra suave e são normalmente muito silenciosos.

Outro ponto interessante dos elevadores hidráulicos está na sua manutenção, que costuma ter valores melhores quando comparamos com elevador a tração.

Por isso escolher um equipamento hidráulico pode ser muito interessante para a sua residência.

Diferença entre um elevador hidráulico e um elevador hidráulico residencial

Talvez você ainda não tenha percebido, mas existe uma grande diferença entre elevadores convencionais e elevadores residenciais.

E é bom estar atento quanto a isso no momento em que for coletar alguns orçamentos.

Um elevador residencial é uma categoria que foi criada para atender especificamente estruturas de 2 até 5 pavimentos.

Um fator que deixa clara a diferença é em relação a sua velocidade.

Enquanto equipamentos convencionais chegam à velocidade de 1,0 – 1,5 m/s, um elevador residencial terá sua velocidade máxima de 0,35m/s.

Além disso, elevadores residenciais ocupam menos espaço, tem um custo de implantação mais baixo e maior facilidade em adequações a edificações existentes. 

O que se torna uma excelente opção para residências unifamiliares.

Outros tipos de elevadores residenciais

Além dos elevadores hidráulicos, existem outras opções que podem ser interessantes analisar.

É bem provável que algumas empresas que você for orçar irá te oferecer esses outros tipos de equipamento.

Elevadores elétricos

São os tipos de elevadores mais empregados atualmente. Além do mais, grande parte dos modelos não necessita da casa de máquinas, o que economiza espaço na construção.

elevador residencial
Elevador residencial com portas verticais

Elevador residencial pneumático 

Os elevadores residenciais pneumáticos são mais conhecidos como elevadores a vácuo.

elevador a vacuo
Elevador pneumático (a vácuo)

São tecnologias modernas e que trabalham por meio da sucção do ar — o que gera uma diferença de pressão e movimenta a cabine para cima.

Na descida, o dispositivo utiliza a força da gravidade. Além disso, esses equipamentos têm uma instalação rápida, mas capacidade e tamanhos restritos.

Se você quiser saber mais sobre esses tipos de equipamentos, escrevi um post sobre todos os elevadores residenciais que estão no mercado. Basta clicar aqui:

Elevadores residenciais: Tipos, modelos e seus preços

Plataformas de acessibilidade

As plataformas de acessibilidade entram em uma outra categoria de transporte vertical, mas podem ser interessantes para quem pretende instalar um equipamento de até 2 pavimentos.

As plataformas de acessibilidade são equipamentos mais simples que um elevador, e consequentemente, mais baratos.

Plataforma de acessibilidade cabinada
Plataforma de acessibilidade enclausurada

Esse tipo de equipamento tem como finalidade atender pessoas com dificuldade de se locomover por escadas, então se você planeja instalar um elevador para resolver essa questão, recomendo que olhe mais a fundo para as plataformas

Preparei um material explicando sobre as plataformas de acessibilidade, sua faixa de preços, dimensões e principais características.

Você pode clicar aqui para ter acesso.

Qual modelo escolher, um elevador hidráulico ou mecânico?

Essa é uma pergunta muito frequente e a resposta para isso é que depende.

E não estou querendo ficar em cima do muro. Apenas que você terá que levar em consideração alguns fatores.

O espaço que você tem disponível, o valor que pretende investir e até a empresa que pode te atender vão influenciar na decisão.

Dependendo dos equipamentos e valores que forem oferecidos para a sua residência, o tipo de equipamento pode ficar em segundo plano na sua decisão.

Acredito que o mais importante será escolher um equipamento que atenda suas necessidades e que esteja claro como serão os cuidados e custos futuros da manutenção.

Por isso procure saber os mínimos detalhes do equipamento que te oferecerem!

Conclusão

Como você pode ver, um equipamento residencial hidráulico pode ser uma excelente solução para resolver a questão de mobilidade vertical da sua casa.

Esse tipo de elevador é bastante confiável e sua manutenção em geral é simples e barata. O que pode ser muito interessante.

Para finalizar, gostaria de te convidar um conteúdo que preparamos em vídeo mostrando qual o passo a passo para comprar um elevador por um bom preço e de forma segura.

Para assistir basta clicar aqui embaixo:

link para video explicativo de como comprar um elevador

Acredito que irá te ajudar bastante na sua decisão de compra do elevador.

E se eu deixei de mencionar algo ou ainda tem alguma dúvida específica, fique à vontade para comentar aqui abaixo.

Faço o máximo para responder a todos.

Um abraço!

Guia Prático Para Comprar Um Elevador

GRATUITO

EBOOK

Modelos e Preços

Atualizado Para 2022

Medidas Necessárias

Fornecedores Especializados

2 comentários em “Elevador Residencial Hidráulico – Preços, medidas e funcionamento”

  1. Parabéns Romulo e Rodrigo pela iniciativa e desenvolvimento de um projeto de consultoria na área de elevadores acessível ao mercado. Seja ele para o consumidor final ou ate mesmo para profissionais da área de arquitetura ou engenharia civil que não atuaram ate então em projetos com elevadores.
    Estou atualmente na Espel Elevadores na cidade de Campinas há 6 meses e trabalhei durante 21 anos na ThyssenKrupp como consultor de vendas na mesma região. Vocês estão de parabéns pelo projeto !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 15 mil reais com a nossa ajuda.

Rolar para cima