Qual a diferença entre uma plataforma cabinada e semicabinada

Se você está planejando comprar uma plataforma e não sabe qual a diferença entre uma plataforma cabinada e uma plataforma semi cabinada, você chegou no lugar certo.

Nesse post nós vamos te mostrar o que é uma plataforma cabinada e semicabinada, quais as suas diferenças e quais as principais vantagens de cada uma delas.

Sendo assim, o objetivo é que você finalize esse post sabendo qual será a opção mais adequada para o seu projeto. 

Para completar, fizemos um levantamento das perguntas mais comuns que nossos clientes nos fazem, para apresentar as respostas que você estava buscando, tudo em um só lugar.

Então, vamos direto ao ponto que te trouxe aqui.

Qual a diferença da plataforma cabinada e semicabinada?

plataforma cabinada
Plataforma cabinada em uma residência

Em síntese, a diferenciação está no meio de fechamento. O modelo cabinado, como o nome sugere, é uma cabine fechada. Logo, possui paredes, geralmente de até 2 metros, e o teto com iluminação/luzes.

Por outro lado, o modelo semicabinada tem uma “meia cabina”. Isso significa que as paredes possuem até 1,10 metros de altura e a cabina não possui teto. Dessa forma, não há um fechamento superior.

Vale dizer que as opções semicabinadas só estão disponíveis para as plataformas de acessibilidade.

plataforma semicabinada
Plataforma Semi Cabinada

Isso significa que você não irá encontrar as opções “abertas” em elevadores comuns, como aqueles que vemos em shoppings e casas.

A partir dessa diferenciação, muitos clientes do MeuElevador começam a fazer perguntas sobre qual seria a melhor opção, o funcionamento geral da cabina de um elevador e mais.

Pensando nisso, separamos abaixo as respostas mais buscadas aqui no blog, para você saber exatamente o que pode adquirir ou os cuidados que deve ter, confira:

O que é a cabine do elevador?

A cabina do elevador é o local no qual os passageiros são transportados, ou seja, aquele recinto ou espaço onde você entra e aguarda até chegar no outro piso da casa/lugar.

Na prática, a cabina é onde você entra, escolhe o andar para onde vai e fica durante o percurso. Sendo assim, é um componente do elevador.

O que é uma plataforma de acessibilidade?

A plataforma de acessibilidade é um equipamento destinado a elevar pessoas que tenham algum tipo de necessidade especial. Ou seja, indivíduos que possuem uma mobilidade reduzida, como cadeirantes.

Plataforma semi cabinada com estrutura metálica

Dessa forma, essa plataforma permite deslocar pessoas em até 4 metros de altura para o indivíduo não ter de subir escadas, por exemplo.

Esse tipo de plataforma é comum em estações de metrô, entradas de instituições, como bancos e residências. Porém, vem se popularizando nos hotéis, resorts, parques e outros.

Qual a diferença de preços desses equipamentos?

Todos os equipamentos possuem valores distintos, principalmente quando o “visual” ou design é diferenciado, bem como em aspectos de maquinários.

Então, a plataforma cabinada e semicabinada apresentam a média de R$ 10 mil na diferenciação de preço. Sendo que a cabina fechada é mais cara, justamente por possuir um fechamento completo, sistema de iluminação e mais.

plataforma cabinada e semicabinada
Plataforma semi cabinada externa

Para saber mais sobre preços de plataformas, nós preparamos um post completo com os valores dos equipamentos.

Confira o post exclusivo com os valores das plataformas cabinadas e semicabinadas.

Qual a vantagem de uma plataforma cabinada e semicabinada?

Agora, vamos detalhar quais seriam as vantagens de uma plataforma cabinada e semicabinada, para você escolher o melhor para o seu projeto, considerando todas as especificidades.

Dessa forma, a plataforma cabinada tem como principal vantagem a sensação de segurança. Afinal, com o fechamento da cabina, o passageiro sente que está em um local fechado e protegido de quaisquer adventos, como ventos, chuvas, pessoas e/ou animais, etc.

Por outro lado, a principal vantagem da plataforma semicabinada está relacionada ao seu custo. Esse tipo de equipamento é o que apresenta os preços mais baixos do mercado.

Na plataforma semicabinada é importante destacar que elas não funcionam muito bem quando o fechamento é em alvenaria. Afinal, passa a sensação de claustrofobia, pelo usuário não ter uma visão clara do entorno.

Logo, as plataformas semicabinadas de acessibilidade devem ser, preferencialmente, com fechamento da caixa de corrida em vidro ou aberto. Essa caixa de corrida só pode ser aberta quando a altura máxima que a plataforma atinge é de 2 metros, por uma questão de segurança do passageiro.

Aqui, recapitulamos alguns pontos importantes:

  • A cabina é onde você fica para ser transportado;
  • Para transportes de mais de 4 metros não podem ser utilizadas as plataformas de acessibilidade;
  • Os elevadores com cabinas fechadas têm a vantagem de transmitir segurança;
  • As plataformas de acessibilidade podem ser abertas e transmitem a sensação de ar livre;
  • Plataformas de acessibilidade semi cabinadas tem seu custo mais baixo do que as cabinadas.

Em todo caso, existem normas a serem seguidas na escolha de cada plataforma/elevador, garantindo a segurança do passageiro.

Plataforma cabinada ou semicabinada: qual é a melhor para a minha situação?

plataforma cabinada e semicabinada

Se você está na dúvida de qual plataforma é a melhor para o seu projeto, a regra é: considere, primeiramente, as suas necessidades. Um erro comum é se basear em terceiros sem avaliar questões internas.

Além disso, a escolha depende de vários pontos diferentes. Então, além do tipo de cabina, com fechamento ou não, existem questões de tipo de acionamento. Como os de tração, hidráulico, fuso e mais.

É preciso pensar no local que essa plataforma irá ficar, se será externa ou se vai ficar em uma área interna.

O desnível também faz diferença, Se estivermos falando de um percurso de 2 metros, pode ser interessante uma plataforma semi cabinada. Já se forem percursos de até 4m, a cabinada pode ser a mais adequada.

E claro, levar em conta os valores que serão investidos nesse equipamento. Nós temos um vídeo em que explicamos todos os cuidados na hora de comprar uma plataforma ou elevador.

Para assistir basta clicar aqui abaixo:

Como comprar a plataforma ideal pelo menor preço?

Enfim, considerando todas as especificidades do seu projeto, a plataforma ideal pelo menor preço é aquela que atende exigências, oferece segurança e estabilidade, vida útil de longo prazo, bem como valor justo.

Assim, a Assessoria MeuElevador nasceu para oferecer uma forma segura e inteligente na qual você escolher o melhor equipamento e poupa até R$ 30 mil.

Conheça mais dos nossos serviços, tire suas dúvidas e confira a opinião de outros clientes que, como você, buscavam um maquinário eficiente e não sabiam como escolher, comparar fornecedores e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rodrigo e Rômulo

São engenheiros mecânicos especializados em elevadores, formados pela UFMG. Criadores do meuelevador.com, ajudam condomínios e construtores a comprarem e manterem seus equipamentos.

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 30 mil reais com a nossa ajuda.

Rolar para cima