Um dos componentes mais importantes do elevador, e um dos primeiros candidatos a serem substituídos na modernização de uma instalação antiga é o quadro de comando do elevador, ou também conhecido como painel de comando do elevador.
Nesse texto separei as principais dúvidas que surgem em relação ao quadro de comando do elevador.
- O que é o quadro de comando do elevador?
- Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?
- O quê fazer quando queima um componente do quadro de comando
- Como descobrir preços de componentes do quadro de comando
- Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?
- Preço de quadro de comando para elevador
Saiba mais sobre o quadro de comando do elevador aqui. Boa leitura!
Manual do Síndico: Um manual gratuito para o seu condomínio sempre saber o que fazer com o elevador. Baixe agora!
O que é o quadro de comando do elevador?
Entre na casa de máquinas do seu elevador e procure por um armário cheio de módulos e placas eletrônicas. Localize uma série de cabos elétricos chegando até este armário.
Este é o quadro de comando do elevador, o principal componente ligado ao controle lógico e operacional do elevador.
Por exemplo, quando uma pessoa chama o elevador, é o quadro de comando que irá identificar esse chamado e acionar o motor elétrico da máquina para levar a cabina até o andar.
Todos os sistemas do elevador estão interligados de alguma forma ao painel de comando. E ele controla toda a inteligência do equipamento. Por essa razão, é considerado o cérebro do elevador.
Qual a diferença dos quadros antigos para os quadros atuais?
De todos os componentes do elevador, o quadro de comando foi o que sofreu maiores modificações ao longo das últimas décadas.
Os quadros mais antigos ainda estão instalados em milhares de elevadores. Tem a lógica de funcionamento baseada em relés.
Este é o quadro de comando de um elevador de mais de 40 anos ainda em operação:
Já os quadros fabricados atualmente possuem microprocessadores compactos para realizar a lógica do equipamento.
Eles têm como principal vantagem a capacidade de conseguir acionar o motor do elevador de forma suave, utilizando inversor de frequência.
Essas características melhoram o nivelamento do elevador no andar, e faz com que o consumo de energia elétrica se reduza. Este é um quadro de comando fabricado em 2017, com inversor de frequência.
O que fazer quando queima um componente do quadro de comando?
Os componentes eletrônicos do quadro de comando podem eventualmente queimar ou ter outros defeitos. São relés, placa-mães, fusíveis, tiristores, chaves contatoras e outros.
É possível que o elevador fique paralisado e quando isso acontece e a empresa de manutenção tem o dever propor um orçamento para a substituição ou reparo do mesmo.
Quando o preço proposto é muito alto, o condomínio tem de fazer uma pesquisa sobre o preço do componente para evitar de pagar um valor abusivo.
Quando se deve substituir o quadro de comando do seu elevador?
O quadro de comando é um dos primeiros candidatos para serem substituídos na modernização de uma instalação antiga.
Porém, não existe uma idade definida para substituir o componente. É realmente uma questão de analisar o preço a se pagar pela melhoria de performance. Por isso, vai depender mesmo da necessidade do edifício.
Em edifícios comerciais, onde há uma maior demanda por performance, normalmente o custo-benefício dessa substituição vai ser maior, enquanto em edifícios residenciais com pouco uso do elevador, o custo-benefício vai ser menor.
Preço de quadro de comando para elevador
Uma dúvida muito frequente dos síndicos e moradores, ainda mais quando vão realizar uma modernização de elevadores, é em relação ao preço de um quadro de comando para elevador.
Seu valor pode variar bastante de acordo com seu modelo e marca. A faixa de preço de um quadro de comando fica entre R$30mil até R$60mil para os mais modernos.
A troca do quadro de comando normalmente é feita junto com a modernização do elevador. Para saber mais sobre esse assunto, basta clicar aqui:
◊ Descubra quanto custa modernizar um elevador
Placa do quadro de comando do elevador
Como você pode ver, os quadros de comando do elevador mais moderno é composto por placas eletrônicas, parecido com um computador.
Quando um componente da placa queima, é necessária a substituição da placa ou a recuperação da placa.
Geralmente as empresas de manutenção sugerem a troca da placa, já que é mais fácil e lucrativo. Porém a recuperação da placa é uma boa saída, já que o custo é bem menor.
Então é isso. Lembre-se sempre que o quadro de comando é um dos componentes mais importantes do seu elevador, então cuide bem dele!
Boa tarde!
Trocando-se o Quadro de Comando do elevador – quais as demais peças devem ser substituídas, para que tenhamos uma modernização suficiente – sem muitos gastos.
Por quanto tempo poderíamos considerar seguros?
Obrigado,
Boa tarde, Expedito!
Geralmente na modernização é feita a substituição do quadro de comando e a reforma da cabina.
Quando se vai trocar o quadro de comando em uma modernização, também se faz a troca da botoeira da cabina, das botoeiras dos pavimentos, dos indicadores de posição dos andares e do cabo de comando, que é o cabo que conecta todos esses dispositivos.
Vai depender da situação em que se encontra os outros componentes para te informar se a substituição do quadro de comando será suficiente. O elevador tem quantos anos de uso?
Vale a pena dar uma olhada no material que preparei sobre quanto custa uma modernização de elevador.
Espero que tenha te ajudado,
Um grande abraço.
Rodrigo Arbache
Gostaria de saber o consumo comparado aproximado entre um elevador da marca Otis desses que conduz até 7 pessoas, do piso até o andar 17 suportando uma pessoa apenas. A comparação pode ser com uma lampada comum de 100 mw
Bom dia Romilson,
O senhor pode ver no material que preparei sobre gasto de energia em elevadores, basta clicar aqui:
Quanto gasta um elevador? Saiba agora!
Um abraço,
Rodrigo Arbache
Gostaria de saber se é aceitável que a caixa de comando de um elevador seja instalada no interior de um apartamento da cobertura.
Obrigada
Olá Janine,
De acordo com a Norma a instalação deve ser feita em um local fechado com tranca onde apenas a empresa de manutenção e o síndico podem tê-la.
Portanto a instalação em dentro de um apartamento não é aceitável.
espero que tenha te ajudado!
Um abraço,
Rodrigo Arbache
Boa tarde!
Gostaria de saber qual é o escopo de uma boa manutenção preventiva que devo exigir das empresas que estou cotando para um contrato de manutenção preventiva de um elevador carro único com três paradas ?
Olá Sr. Marcelo,
Recentemente produzimos um vídeo explicando quais são as principais regras de condomínio para deixar seu elevador mais seguro, mais econômico e funcionando melhor.
Nele falamos sobre plano de manutenção, escolha de empresas e cuidados no contrato.
Acredito que irá te ajudar bastante na gestão do elevador do seu condomínio. Para ver basta clicar aqui.
Um abraço!
Bom dia,
Estamos realizando a modernização básica do elevador do prédio, substituição do quadro de comandos antigos de 40 anos, botoeiras e cabos de interligação.
Esses materiais substituídos têm valor para revenda?
É possível conseguir algum dinheiro revendendo?
Obrigado
Olá Genésio.
É bem provável que não. Inclusive o ideal é que esse equipamento substituído não seja usado para outros elevadores. Geralmente as empresas de elevadores levam esses componentes para descarte e assim evitar que essas peças sejam revendidas em um mercado paralelo.
Um forte abraço!