Como funciona o elevador com chamada inteligente?

elevador inteligente

O desenvolvimento de novas tecnologias permite que os elevadores se tornem, cada vez mais, eficientes.

Conhecidos como elevadores inteligentes, conseguem oferecer maior agilidade no transporte de passageiros, redução do consumo de energia elétrica e funcionalidades avançadas.

Se você está planejando comprar um elevador ou modernizar o elevador do seu prédio, não deixe de ler esse texto.

Vou te mostrar como eles funcionam, quais são os seus diferenciais e vantagens. Continue com a leitura e confira as informações dos tópicos a seguir.

  • O que é o elevador inteligente?
  • Sistema de gerenciamento inteligente de tráfego para elevadores
  • Elevadores com inteligência artificial
  • Vantagens dos elevadores inteligentes

O que é o elevador inteligente?

Existem diversas funcionalidades que tornam os elevadores inteligentes.

A mais comum no mercado, hoje em dia, é o sistema de chamada inteligente, que possibilita uma interligação entre um ou mais equipamentos.

Dessa maneira, quando o usuário chama um elevador, é enviado a ele o que estiver mais próximo, tornando o fluxo dos passageiros muito dinâmico.

Além disso, esse sistema deve ser implantado apenas em elevadores que estiverem próximos e que possam ser visualizados pelos usuários em todos os andares.

Como veremos a seguir, o elevador com chamada inteligente conta com diferentes vantagens.

Por isso, prédios que possuem equipamentos mais antigos podem se modernizar com esses modelos. Ou apenas agregar a nova funcionalidade, que pode ser implementada.

Sistema de gerenciamento inteligente de tráfego para elevadores

Mais uma funcionalidade oferecida pelos elevadores inteligentes é o sistema de gerenciador de tráfego. A tecnologia possibilita ao passageiro informar o andar para o qual deseja ser levado antes mesmo de chamar o elevador.

Para tanto, existe uma botoeira instalada no hall do prédio, sendo que depois de selecionar o andar o equipamento informa em que elevador o usuário deve se transportar.

Sistema de gerenciamento inteligente de tráfego para elevadores

Além de aumentar a capacidade de tráfego dos elevadores e gerar uma economia de 30% de energia elétrica, existem outros benefícios.

Entre eles, não é mais preciso um espaço no prédio destinado para que todos os elevadores sejam vistos.

Essa facilidade permite aos engenheiros e arquitetos mais criatividade e liberdade na hora de criarem projetos arquitetônicos.

Além disso, com esse sistema, as viagens dos usuários se tornam mais rápidas, com menos tempo de espera, pois a funcionalidade se ajusta à demanda de tráfego.

A tecnologia oferece ainda segurança, uma vez que pode programar os elevadores da forma mais adequada em situações de emergência ou quando os elevadores estiverem em manutenção.

Elevadores com inteligência artificial

Seguindo a tendência de máquinas providas de inteligência artificial e internet das coisas, outro modelo de elevador inteligente tem funções especiais em relação a sua manutenção.

O sistema realiza a coleta e o envio de dados referentes aos elevadores em tempo real para a nuvem.

Depois, de forma automatizada, é realiza a uma análise, possível graças ao desenvolvimento de um algoritmo exclusivo.

Ele é responsável também por encaminhar aos técnicos e para os proprietários dos elevadores as informações mais relevantes.

Assim, é possível identificar problemas com muito mais rapidez e até mesmo se antecipar a eles.

Afinal, o software permite saber o que está acontecendo com o elevador e, se houver uma falha, o próprio equipamento informa o técnico mais próximo, bem como as soluções para resolver o problema.

E como se trata de inteligência artificial, mais uma característica é que elevadores com essa tecnologia aprendem à medida que funcionam.

Assim, podem apresentar cada vez mais precisão nas soluções.

Essa tecnologia tem ainda o benefício do próprio elevador identificar o desgaste em seus componentes e notificar os técnicos que está na hora de substitui-los.

Dessa forma, elevadores inteligentes não são só mais econômicos, como também cada vez mais seguros e confiáveis.

E mais, até elevadores que já estão em funcionamento podem receber essa tecnologia, desde que não possuam mais de 10 anos.

Vantagens dos elevadores inteligentes

Otimização do tempo

Para os usuários, um dos principais benefícios dos elevadores inteligentes está no fato de oferecem um transporte mais rápido.

Afinal, evita-se a entrada em um elevador que vai fazer um longo percurso antes de chegar no andar onde se quer desembarcar.

Embora essa vantagem seja amplamente apreciada por pessoas em qualquer tipo de prédio, as construções com muitos andares são as mais favorecidos.

Sem um sistema inteligente de chamada de elevador, o usuário corre o risco de perder tempo entre chegar ao prédio e ao seu andar de destino.

Economia de energia elétrica

Mais uma vantagem do sistema de chamada inteligente em elevadores é a economia de energia elétrica. Isso acontece porque os equipamentos não gastam energia com viagens mais longas ou desnecessárias.

Como já dito, depois de chamado, o elevador que estiver mais próximo é o que se desloca para atender o usuário. Além disso, hoje, já é possível encontrar elevadores inteligentes que gastam ainda menos energia.

Trata-se dos elevadores regenerativos, sendo que a tecnologia consiste em usar uma parcela da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento para a rede elétrica interna do prédio. Esse processo consegue economizar 35% de energia.

Para entender melhor, vale dizer que no sistema convencional, parte do que é devolvido pelo elevador é dissipado em um banco de resistores e transformado em calor.

Além disso, a reutilização da energia ocorre em dois momentos.

Um deles é quando o elevador sobe estando a cabine com menos da metade da sua capacidade e quando desce com a capacidade acima de 50%. Com esse sistema regenerativo, a energia é devolvida a partir da instalação de mais um inversor.

Assim, a energia excedente, em vez de ser desperdiçada, pode ser utilizada em outros elevadores ou mesmo destinada às demais áreas do prédio.

Oferta de novas tecnologias

Os elevadores inteligentes tendem a se tornarem cada vez mais eficientes.

Desse modo, existem equipamentos chamados gearless, que possuem como diferencial o fato de não utilizarem engrenagem e nem mesmo óleo lubrificante.

Isso viabiliza a diminuição do risco de vazamentos e o problema com o descarte do óleo. E mais, esse tipo de elevador inteligente tem um consumo de energia 30% menor em relação aos convencionais.        

Para os usuários, outra vantagem são as viagens menos ruidosas e com menos vibração.

Conclusão

Como você pode ver, os elevadores inteligentes tem como grande foco a redução de gastos de energia e a diminuição no tempo de espera dos usuários.

Com o sistema de chamada inteligente e o gerenciamento de tráfego do elevador, o empreendimento pode ter um transporte muito mais ágil e sustentável.

Se você está planejando comprar um elevador ou ainda modernizar o equipamento existente em seu prédio, vale a pena pensar nesses sistemas.

Para finalizar este texto, vou deixar o link para você poder acessar o nosso passo a passo completo para a compra de um elevador.

É vídeo muito explicativo que tenho certeza que vai te ajudar muito.

A compra de um elevador envolve cuidados como a escolha do fornecedor, a comparação de diferentes propostas e detalhes relacionados ao projeto e a obra, e a escolha do tipo de elevador.

Tratamos sobre tudo isso neste vídeo. Então te vemos lá!

Abraços.

◊ Clique para acessar o passo a passo completo para comprar um elevador!

Comprando um Elevador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 10 mil reais utilizando esse simples método.

Rolar para cima