Nós esperamos que você goste desse artigo. Se você quer a nossa ajuda para comprar um elevador, clique aqui.

O condômino inadimplente pode ser síndico do condomínio?

O condômino inadimplente pode ser síndico do condomínio
Uma situação complicada e que acontece em muitos edifícios é a inadimplência em condomínio. Por diversos motivos moradores acabam deixando de pagar o condomínio, gerando muita dor de cabeça para a comunidade e para o síndico, além de várias dúvidas. Por isso vou explicar algumas delas. O condômino inadimplente, de acordo com o Art. 1.348 do Código Civil, não pode ser síndico do condomínio, uma vez que não cumpre com os deveres a ser cumpridos. Está presente no Art. 1.335 do Código Civil a proibição da participação de condôminos inadimplentes de votar e participar de assembleia do condomínio. Dessa maneira o morador inadimplente não pode ser síndico, além de ser vetada sua participação na votação para síndico. Art. 1.348. Compete ao síndico: cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia; Art. 1.335. São direitos do condômino: (…) III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite. É sempre importante reforçar que um condômino inadimplente seria uma situação, no mínimo, contraditória. Um dos deveres do síndico é justamente o combate a inadimplência no condomínio. Logo, seria insustentável que esse síndico inadimplente cumprisse com suas obrigações perante o condomínio. Mas essa não é a única dúvida entre síndicos e moradores quando o assunto é inadimplência em condomínio.

O condômino inadimplente pode ser conselheiro do condomínio?

Quanto ao conselho fiscal do condomínio, não há um artigo no Código Civil que diga se é permitido ou não o conselho ser composto por moradores inadimplentes. Geralmente, a determinação de quem pode fazer parte do conselho fiscal do condomínio está presente na convenção do condominio. Se é ou não aconselhável é preciso analisar alguns pontos: É um devedor contumaz? A assembleia está sabendo da inadimplência? Pode haver troca de favores? O condomínio deve estar sempre atento a essas questões, pois são os conselheiros fiscais do condomínio que irão auditar as contas do síndico. Manual do Síndico: Um manual gratuito para o seu condomínio sempre saber o que fazer com o elevador. Baixe agora!

O condômino inadimplente pode votar ou participar da assembleia?

Conforme mencionei acima, de acordo com o Art. 1335 do Código Civil, o condômino inadimplente não tem direito a voto em assembleia. Também fica vetada sua participação das assembleias condominiais, mesmo que em alguns condomínios o condômino inadimplente participe da assembleia e não tenha direito a voto, a justiça determina que o inadimplente não deve participar. Nesses casos é sempre bom ter cuidado e bom senso ao proibir a participação do inadimplente na assembleia do condomínio, já que caso se tenha alguma calúnia, injúria ou difamação contra esse participante ele poderá entrar com um processo e exigir uma indenização por dano moral.

Condômino inadimplente pode usar as áreas comuns do condomínio?

Somente o fato do morador ser inadimplente no condomínio não pode impedir que use o salão de festas, a piscina, a área de churrasqueira ou qualquer outra área comum. A aplicação das multas e dos juros sobre o valor da dívida já é a penalidade que o condômino inadimplente recebe por estar com o condomínio atrasado. Portanto, o síndico não pode proibir que o condômino use as áreas comuns do condomínio.

E o inadimplente que fez acordo, ele pode votar?

O inadimplente fez um acordo extra judicial com o condomínio, parcelou sua dívida e agora quer retomar sua participação na assembleia e ter direito ao voto, ele pode? De acordo ainda com o Art. 1335 do Código Civil, o morador deve estar quite com o condomínio para poder votar e participar da assembleia do condomínio. Desse modo, o morador que parcelou sua dívida ainda não está quite com o condomínio, portanto, não pode votar.

Conclusão

Espero que tenha tirado algumas das principais dúvidas que surgem entre os síndicos e moradores quando falamos de inadimplência em condomínio. É importante ressaltar que o síndico deve sempre ter bom senso ao lidar com moradores inadimplentes. E pensando nisso preparei um post em que explico como lidar com a inadimplência em condomínio, veja aqui: ◊   Você Sabe Como Lidar com Inadimplência em Condomínio?

Rodrigo e Rômulo

São engenheiros mecânicos especialistas em elevadores, formados pela UFMG.

Com 10 anos de atuação na área, acreditam em transformar o mercado com transparência e profissionalismo.

Compraram mais de 250 elevadores para diversos projetos em mais de 20 estados brasileiros.

Podem te ajudar na compra do seu elevador economizando até 30 mil reais do seu orçamento.

Veja também:

Veja também:

Rodrigo e Rômulo

São engenheiros mecânicos especialistas em elevadores, formados pela UFMG.

Com 10 anos de atuação na área, acreditam em transformar o mercado com transparência e profissionalismo.

Compraram mais de 250 elevadores para diversos projetos em mais de 20 estados brasileiros.

Podem te ajudar na compra do seu elevador economizando até 30 mil reais do seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima