Elevador para hospital: Quanto custa o modelo maca leito?

Elevador hospitalar maca maca leito

O elevador para hospital é diferente dos modelos convencionais, e deve ser adequado para atender à rotina dos funcionários e pacientes.

Inclusive, os elevadores para hospital precisam contar com dimensões maiores para transportar tanto macas quanto leitos.

Esses são os chamados elevador de maca ou elevador de maca-leito, quando tem o tamanho apropriado para receber ambos os equipamentos.

Mas além das suas dimensões, quais são os seus outros diferenciais, preços e cuidados na sua instalação?

Para saber a resposta a essa e outras perguntas, continue com a leitura deste artigo e descubra nos tópicos a seguir as principais informações a respeito do tema.

  • O que é um elevador de maca e de maca-leito
  • Medidas e capacidade do elevador de maca e de maca-leito
  • Outras caraterísticas do elevador de maca e de maca-leito
  • Preços de elevadores para hospitais
  • Conclusão: como escolher o melhor elevador

O que é um elevador de maca e de maca-leito

O elevador de maca serve para transportar macas em hospitais e o elevador maca-leito atende tanto a locomoção de macas quanto de leitos nesses locais.

Guia Prático Para Comprar Um Elevador

GRATUITO

EBOOK

Modelos e Preços

Atualizado Para 2022

Medidas Necessárias

Fornecedores Especializados

Por isso, ambos possuem medidas especiais, uma vez que macas e leitos são equipamentos longos, que não cabem em elevadores convencionais.

A principal diferença entre esses elevadores está em suas medidas, mais especificamente na largura. Como o leito requer mais espaço que uma maca, o elevador maca-leito precisa ser maior.

Exemplo de um elevador maca/leito

Além disso, esses elevadores devem ter o tamanho adequado para receber não só a maca e o leito como também os profissionais da saúde que acompanham os pacientes.

Mas não são apenas as dimensões maiores que os tornam diferentes.

Os elevadores de maca e maca-leito precisam contar com revestimento de aço inoxidável para garantir a segurança sanitária.

Já as botoeiras devem ser mais resistentes para suportar o uso frequente. Outro atributo importante é a existência de guarda-corpo ao fundo e nas duas laterais da cabine.

E claro, para garantir a total segurança do paciente da maca ou do leito, o elevador em hospitais precisa receber um bate-maca, que funciona como um reforço para evitar danos ao equipamento.

Medidas e capacidade do elevador de maca e de maca-leito

Para que macas possam entrar no elevador para hospital, é preciso que eles tenham uma cabine com 1,20 metro de largura e 2,20 metros de comprimento. Já a sua porta deve ter 1,10 metro de vão útil. Essas medidas estão previstas na norma NBR 14.712.

Da mesma forma, essa norma indica que o elevador de maca-leito necessita de uma cabine com tamanho de pelo menos 1,50 metro de largura e 2,20 metros de cumprimento. Quanto à porta, ela precisa de 1,20 metro de vão útil.

Nessas dimensões, os elevadores de maca e de maca-leito conseguem transportar até 900 quilos ou 12 passageiros em média.

No entanto, existem modelos de elevadores hospitalares com capacidade de 1200 quilos se forem destinados apenas para macas e de 1500 quilos se adequado para maca-leito.

Neles, a capacidade é de 16 e 20 pessoas, respectivamente. Ha também modelos para maca com capacidade de 1300 quilos ou 18 passageiros, sendo que esses números dependem do fabricante do elevador.

Outras características do elevador de maca e de maca-leito

Além de tamanho e capacidade específicos, os elevadores para macas e leitos podem contar com demais atributos, sejam eles obrigatórios sejam para oferecer maior comodidade e segurança ao transporte de funcionários e pacientes em hospitais.

Entre eles, é possível destacar a sua velocidade de, no mínimo, 15 metros por minuto, embora alguns modelos sejam muito mais velozes, o que confere maior agilidade para o dia a dia dos hospitais, e os corrimãos tubulares de aço inox, que se trata de um material mais sanitário.

As portas podem ser protegidas com barreira infravermelha supersensível e haver indicador digital de posição e movimentação, sendo essa outra maneira de permitir total segurança para os usuários.

Mais um atributo importante é o renivelamento automático em todos os pavimentos, a fim de evitar a existência de degraus, que podem prejudicar o embarque e o desembarque das macas e leitos. Alarme para excesso de peso e portas automáticas são demais estratégias para garantir a segurança dos passageiros.

Preços de elevadores para hospitais

O valor do elevador para hospital depende de diferentes aspectos.

Além das suas características, inclusive, dos itens de segurança, tamanho, fabricante e local de instalação, o que também interfere no preço do elevador hospitalar é a sua maneira de acionamento.

Mas para você ter uma base de investimento, um elevador maca-leito provavelmente não vai siar por menos de R$100 mil.

No mercado, é possível encontrar modelos hidráulicos que atendem prédios com até 6 andares, elevadores sem casa de máquinas para construções até 30 andares e modelos convencionais para locais com até 64 andares.

Além disso, os elevadores para hospitais podem receber uma ou duas portas, o que varia de acordo com o projeto arquitetônico do local onde serão instalados.

Conclusão

Como foi possível conferir, existem modelos variados de elevador de maca a maca-leito disponíveis no mercado.

Eles variam de acordo com as suas dimensões, capacidade e podem ter ou não inúmeros outros itens de segurança e conforto, sendo que alguns deles são obrigatórios.

Além disso, hoje em dia, há distintos fabricantes que comercializam os seus elevadores para hospitais e clínicas no país.

Isso quer dizer que na hora de escolher o melhor entre eles é importante considerar todas as suas características, inclusive, as diretamente relacionadas à segurança.

Afinal, o que deve ser considerado em primeiro lugar ao fazer essa escolha é a segurança que o equipamento oferece para os seus usuários, ainda mais por se tratar de um hospital, onde as pessoas já chegam debilitadas e os profissionais da saúde precisam atuar com agilidade.

Se você está planejando comprar um elevador para hospital, gostaria de te convidar para assistir um vídeo que explicamos como comprar um elevador adequado pelo menor preço.

Vou deixar o link para você poder acessar o nosso passo a passo completo para a compra de um elevador.

É vídeo muito explicativo que tenho certeza que vai te ajudar muito.

A compra de um elevador envolve cuidados como a escolha do fornecedor, a comparação de diferentes propostas e detalhes relacionados ao projeto e a obra, e a escolha do tipo de elevador.

Tratamos sobre tudo isso neste vídeo. Então te vemos lá!

Abraços.

◊ Clique para acessar o passo a passo completo para comprar um elevador!

Comprando um Elevador

Guia Prático Para Comprar Um Elevador

GRATUITO

EBOOK

Modelos e Preços

Atualizado Para 2022

Medidas Necessárias

Fornecedores Especializados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 15 mil reais com a nossa ajuda.

Rolar para cima