Atlas Schindler Elevadores é a melhor escolha? Saiba Agora!

A Atlas Schindler elevadores é uma das principais empresas no mercado de elevadores, não só no Brasil como mundialmente.

Muitos moradores e síndicos que tem elevadores no condomínio, ou construtores que planejam comprar um elevador costumam em algum momento se deparar com propostas comerciais da Atlas Schindler.

E como o mercado de elevadores não é algo muito conhecido para a maioria das pessoas, é comum as dúvidas surgirem.

Tanto dúvidas relacionadas à qualidade dos equipamentos assim como dúvidas sobre a capacidade e qualidade de atendimento dessa empresa junto com os seus clientes.

Neste texto, vamos comentar algumas questões que consideramos ser importantes, relacionados à manutenção e à escolha de um novo equipamento.

Eu e o Rômulo, estamos no mercado há algum tempo, e naturalmente já estivemos tivemos contato com os elevadores e os serviços da Atlas Schindler, então vamos tentar mostrar para você impressões nossas e informações que achamos que pode ser relevantes também.

A primeira coisa que acho que tem de ficar clara se você está comparando a Atlas Schindler com outras empresas no mercado é relacionada ao tamanho da empresa que você está lidando.

Estamos falando de uma empresa multinacional, presente em dezenas de países e que está no mercado há literalmente centenas de anos.

Da minha experiência, posso dizer que esse seu grande porte traz características positivas e negativas para os clientes que se relacionam com ela.

Por isso, creio que é importante você como cliente identificar dentro da sua situação se os pontos positivos que ela oferece estão sendo válidos e superando os pontos negativos.

E assim tomar decisões relacionadas a isso.

Então vamos começar dando uma breve perspectiva sobre a origem dessa empresa e em que contexto ela atua no mercado brasileiro hoje.

Manual do Síndico: Um manual gratuito para o seu condomínio sempre saber o que fazer com o elevador. Baixe agora!

A união da Atlas e da Schindler

O nome Atlas Schindler é um nome comercial utilizado apenas no Brasil. Devido a junção de duas empresas. A Atlas e a Schindler.

A Schindler foi fundada em 1874, em Lucerna, na Suíça, pelo engenheiro de precisão Robert Schindler.

E foi na década de 1930 que a Schindler entrou no mercado brasileiro.

Já a Atlas foi fundada no Brasil em 1918, no bairro do Canindé, em São Paulo.

Era apenas uma pequena oficina destinada à instalação e manutenção de elevadores importados. Mas em 1935 a oficina se transformou em indústria de produtos de alta qualidade.

Em 1999, o Grupo Schindler adquire as ações da Elevadores Atlas S/A. O grupo suíço comprou 63,64% do capital total da empresa brasileira por R$ 482 milhões.

Desde então a Atlas Schindler SA. é uma das maiores empresas de elevadores em atuação no Brasil.

De acordo com o próprio site da Altas Schindler, em 2016 alcançaram a marca de 200 mil elevadores comercializados no Brasil.

A capacidade de atendimento

Assim como a Thyssenkrupp e a Otis, a Atlas Schindler atua em todo o país.

Sua operação é dividida em 12 filiais, que atende as várias regionais do Brasil com certo grau de independência, apesar de todas responderem à sua matriz global na Suiça.

Uma diferença entre as 3 empresas é que a Atlas não realiza serviço de manutenção em equipamentos que não são da própria Atlas Schindler.

Então se o seu equipamento for de outra marca terá que trocar o seu elevador para ser atendido pela Atlas Schindler, o que na maioria das vezes não é algo viável.

Uma questão importante em relação a capacidade de atendimento é em relação a qualidade do serviço que é prestado.

Qualidade do serviço de manutenção

Ao longo dos anos, a Atlas Schindler se tornou uma grande referência em técnica de serviços de manutenção dentro do mercado brasileiro.

A Schindler introduziu padrões de qualidade e em especial de segurança que não eram utilizados por aqui e tentam operacionalizar altos padrões dentro dos seus produtos e serviços.

Apesar disso, o mercado de manutenção de elevadores no Brasil como um todo tem apresentado dificuldades para entregar toda a qualidade de serviço que gostariam dentro dos prédios.

A falta de mão de obra técnica qualificada e baixa fiscalização sobre os serviços tem atingem grande parte das empresas e pode limitar o nível de serviço que você está recebendo no seu edifício.

Por isso, mesmo que seu elevador está recebendo a manutenção de uma empresa de grande renome como a Atlas Schindler, é fundamental existir o controle e fiscalização por parte do síndico ou proprietário, se quiser garantir a qualidade dos serviços.

Para isso, vale a pena ver esse texto que preparamos:

◊   Como Avaliar se o Serviço de Manutenção dos Elevadores Foi Feito Corretamente?

Preço dos Serviços de Manutenção

Um ponto que considero ser negativo dentro da prestação de serviço das multinacionais no geral é com relação ao preço cobrado pelos serviços no dia a dia da manutenção.

Pelo que eu observo, muitas vezes os valores cobrados pela manutenção mensal são dentro da faixa do mercado. No entanto, quando é necessário se fazer reparos ou trocas de peça, as multinacionais tendem a cobrar um serviço muito mais alto do que empresas menores, e isso pode ter grande impacto no orçamento do condomínio.

As grandes empresas tentam argumentar que esses altos valores estão associados a maior qualidade e garantia dos serviços, mas o que eu vejo na experiência prática é que nem sempre é assim.

Por isso, se você estiver diante de uma situação que será necessária a realização de muitos serviços por parte da manutenção, penso que isso conta como um ponto negativo para a escolha de uma empresa como a Atlas Schindler, pelo menos na ótica do orçamento do condomínio.

Se estiver indo contratar a manutenção, procure informações sobre a sua região.

Em toda multinacional que realiza a manutenção de elevadores, a organização operacional da manutenção é dividida em zonas de atuação.

Se for uma cidade grande, vão existir regionais dentro da cidade Ex: Zona Norte, Zona Sul. E se for cidades pequenas, o operação provavelmente vai estar toda dentro da mesma regional.

Na prática, o que acontece é que a qualidade de atendimento da empresa pode variar bastante dependendo da região na qual está localizado o seu condomínio.

Dentro de uma mesma cidade você pode ter serviços bons em um certo bairro e em outros bairros serem ruins.

Sendo assim, busque informações em condomínios próximos ao seu.

Converse com outros síndicos de prédios ou responsáveis pela manutenção de elevadores de estabelecimentos.

Dentro da mesma região, a equipe enviada deverá ser a mesma, o que significa que profissionais de determinada empresa que estão fazendo um bom trabalho em um prédio da vizinhança também oferecem serviços de qualidade para o seu condomínio.

Comprando um elevador com a Atlas Schindler

Vamos tentar falar um pouco agora da qualidade dos equipamentos.

A Atlas Schindler é certamente uma referência em termos de projetos de elevadores. O know-how acumulado em fabricação e montagem de elevadores ao longo das décadas de atuação que a empresa tem é algo indiscutível e prova de muita qualidade.

Adicionalmente, a estrutura de fornecimento de equipamentos e de serviços sobre a qual ela está baseada é muito robusta.

É certo falar que escolher para comprar um equipamento com a Atlas Schindler é, no mínimo, uma escolha bastante segura.

Só não podemos dizer que é sinônimo de uma escolha certa porquê no fim, a qualidade do elevador que você vai comprar depende de fato do projeto feito para o seu prédio e da sua execução.

É algo bem específico.

Vamos separar em duas partes. A primeira é sobre o projeto em si.

É verdade que a Atlas Schidler já lançou projetos que foram muito bons, mas outros que não foram tão bons assim.

E isso é normal. Pense nas fabricantes de carro. As marcas lançam modelos que é um sucesso, e também lançam modelos que fracassam.

Não é diferente com os elevadores.

Máquina de tração de um elevador sem casa de máquinas da Atlas Schindler

Atenção na montagem do elevador

A segunda parte tem a ver com a montagem do elevador que você vai receber no seu prédio. A entrega do elevador vai envolver o projeto, a fabricação e a montagem.

Você deve ter cuidado com a montagem.

Muitas vezes a montagem do elevador não é bem realizada e o funcionamento do elevador pode ficar prejudicado desde o começo.

Por exemplo, no boom da construção civil, a montagem dos elevadores no geral foram muito afetadas.

É na fase de montagem que os processos de supervisão e controle das empresas são muito mais difíceis de se executar.

Por isso que dizemos que o construtor deve ficar bem atento na hora do recebimento do equipamento, para que esses não gerem prejuízos mais à frente.

Se você está pensando em comprar um elevador, temos um vídeo informativo que pode te ajudar muito.

Para comprar um elevador, além de preocupar com as dimensões você vai precisar de comparar fornecedores, comparar equipamentos e saber conferir a instalação do equipamento no local.

Nesse vídeo, estamos falando sobre tudo isso.

link para video explicativo de como comprar um elevador

Uma observação sobre a fabricação dos elevadores

Algumas décadas atrás, as grandes marcas de elevadores atendiam todo o seu mercado através de componentes e equipamentos de fabricação própria.

Hoje em dia essas empresas seguem a forte tendência internacional em fabricação, de descentralização da cadeia de fabricação.

Na prática, isso significa os componentes fornecidos hoje junto com os elevadores das grandes marcas são em grande parte fabricados por terceiros, isso inclui as máquinas de tração, limitadores de velocidade e componentes de segurança.

Normalmente a cabina e algumas partes estruturais que mudam de projeto a projeto vão ser fabricados pela própria Atlas.

Preço dos elevadores novos

Uma vantagem de se comprar um elevador novo com uma multinacional é o preço do elevador novo. A grande escala de produção permite com que a empresa, mesmo possuindo uma grande estrutura, apresente seus preços de forma competitiva ao mercado.

É preciso no entanto verificar se este bom preço da aquisição não está sendo compensado com um alto preço no contrato de manutenção do equipamento.

Outra vantagem de comprar um elevador Atlas Schindler novo é a força que a marca carrega. Normalmente é algo que vai valorizar o empreendimento.

Assim como o layout dos elevadores, que marcas pequenas tem dificuldade de trazerem tanto ar de modernidade e tecnologia para dentro do design, como a Atlas faz.

Devo então contratar ou comprar um elevador Atlas Schindler?

Essa é uma pergunta que recebemos frequentemente.

Como você viu, existem pontos positivos por se tratar de uma empresa que domina uma tecnologia tão de ponta, mas ao mesmo tempo existem pontos negativos por ser uma empresa tão grande.

Por isso, vemos rotineiramente clientes satisfeitos com a Atlas Schindler, mas também vemos uma boa quantidade de insatisfação.

O que recomendamos é que faça uma avaliação de opções para solucionar a sua situação.

Para o caso de manutenção, é importante analisar detalhes na hora de escolher a empresa, e eu explico muitos destes detalhes neste texto:

◊ Como escolher uma empresa de manutenção de elevadores?

Já em relação a compra de elevadores, foi o que mencionei acima.

A qualidade e tecnologia dos equipamentos são indiscutíveis.

O ponto a se atentar é em relação a sua montagem e instalação, que podem ter erros e prejudicar o funcionamento dos elevadores.

Caso vá comprar um elevador, recomendo que conheça Nosso Segredo Para Comprar Elevadores.

Você pode economizar até 10 mil reais e comprar um excelente elevador.

Conclusão

Como você pode ver, a Atlas Schindler elevadores é uma multinacional que tem grande participação no mercado de elevadores brasileiro.

Apresentam equipamentos com grande tecnologia e qualidade.

Assim como outras empresas no mercado de elevadores, a Atlas Schindler também tem problemas com mão de obra qualificada, o que pode prejudicar em seus serviços.

Tanto na manutenção dos elevadores quanto na compra de um elevador, é importante fazer uma boa análise para decidir o que será melhor.

Espero que esse texto tenha te ajudado a avaliar sobre a escolha da empresa de elevadores.

Caso tenha alguma dúvida ou queira dar uma opinião construtiva, fique à vontade para comentar aqui abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 15 mil reais com a nossa ajuda.

Rolar para cima