Acredito que você esteja planejando comprar um equipamento para resolver a acessibilidade do seu imóvel, seja em uma residência ou em um comércio.
E na busca por escolher um equipamento seguro, com design inovador, funcional para seus objetivos e capaz de atingir determinadas demandas, surgem várias opções, entre elas a plataforma de acessibilidade de tração. Então, é desta que vamos falar aqui neste post.
O nosso objetivo aqui é trazer algumas respostas para você, dentre elas:
- Quanto custa uma plataforma de acessibilidade de tração;
- Como essa plataforma funciona;
- Quais as medidas recomendadas;
- Como escolher a melhor plataforma para o seu projeto e ainda economizar.
Para começar, vamos falar sobre o preço médio desse equipamento no mercado e algumas variações disponíveis. Lembrando que tudo isso deve ser avaliado cuidadosamente conforme seus objetivos/uso, bem como os fornecedores.
Quanto custa uma plataforma de acessibilidade de tração?
Se o seu projeto precisa de uma plataforma de acessibilidade de tração e já começou as pesquisas, pode ter notado que existem algumas opções disponíveis no mercado.
Ou seja, há plataformas cabinadas, semicabinadas, estruturas vendidas separadamente, apenas o equipamento, ou em kit, com torre de alvenaria e assim por diante.
A partir de todas essas especificidades os valores são bem variados. Inicialmente, a média é de R$35 mil, podendo chegar a R$60 mil.
Toda a variação também é resultado do número de fornecedores do mercado. Hoje são diversas empresas que conseguem vender uma plataforma.
Geralmente elas compram os componentes e se concentram na instalação e manutenção do equipamento.
Portanto, é importante se atentar em qual será o fabricante que irá te atender. Isso vai fazer toda diferença na sua escolha.
O que é uma plataforma de acessibilidade?
Sabendo quanto custa uma plataforma de acessibilidade à tração, agora vamos explicar melhor o que são esses equipamentos e como eles funcionam. Dessa forma, fica mais simples entender por que este é uma boa opção.
Primeiramente, as plataformas de acessibilidade foram desenvolvidas considerando facilitar o transporte de pessoas idosas, com mobilidade reduzida, cadeirantes e outros.
Com isso, traz mais independência e facilita a rotina, já que o indivíduo consegue se locomover em qualquer horário, sem depender de terceiros.
Entretanto, são dispositivos para até 4 metros de altura. Logo, se a casa ou prédio requerer um equipamento que se desloque com uma altura superior a essa, deve buscar por outros tipos de equipamentos, como o elevador.
Ainda podemos dividir essas plataformas em outros 2 tipos:
- Fuso helicoidal: esse é o tipo de plataforma com os preços mais baixos do mercado, se quiser conhecer mais clique aqui;
- Hidráulica: as plataformas hidráulicas utilizam um pistão para sua movimentação. egerlmente são as mais silenciosas. Clique aqui para saber mais;
Como funciona a plataforma à tração?
As plataformas de acessibilidade de tração são menos comuns que as de fuso ou hidráulicas, mas possuem um layout inovador, moderno e usa o sistema de tração para funcionar/elevar a plataforma.
Em suma, o diferencial está em como ocorre o transporte da cabine.
Os elevadores ou plataformas de tração funcionam por meio de cabos de aço e um motor elétrico, para o dispositivo ser elevado.
Geralmente, são usados um motorredutor, já que é mais acessível que uma máquina de tração e não compromete a segurança dos passageiros. Sendo recomendado usar dois cabos.
Em essência, os cabos ficam em uma caixa, onde permanecem enrolados em polias que se conectam a um motor. Em uma extremidade, há as roldanas com um contrapeso responsável por equilibrar a carga.
Através da tração, a plataforma é elevada ou abaixada.
Simultaneamente, esses dispositivos podem ser engrenados ou sem engrenagens, ambos acionados pelo motor (corrente alternada ou corrente contínua).
Porém, você precisa ter muita atenção na hora de analisar os fornecedores e realizar quaisquer compras. Isso porque o equipamento que tiver guincho e cabo de aço não possui um sistema de segurança adequado, tornando-o perigoso para uso.
Quais as medidas de uma plataforma?
A plataforma de acessibilidade a tração é amplamente customizável, ou seja, as medidas se encaixam nos mais diversos projetos.
Dito isso, a recomendação ideal de medidas é de 1,50 x 1,50 m. Assim você terá uma plataforma com uma cabine de 3 passageiros, ou 1 cadeirante e um acompanhante, de acordo com. oque a Norma exige.
Em casos em que essa dimensão não é possível, você encontra soluções a partir de 1,20 x 1,20m. Mas lembre-se, a medida que o espaço vai se reduzindo, a cabine da plataforma também diminui, e isso pode impossibilitar o transporte de um cadeirante.
Se você quiser conhecer mais dos elevadores de tração e hidráulicos, confira um post completo aqui, com vantagens, observações, cuidados e mais.
Qual é a melhor plataforma para a minha situação?
Além de conferir quanto custa uma plataforma de acessibilidade a tração, você precisa entender os pontos favoráveis para o seu projeto.
Para nós é difícil definir qual será a melhor, já que cada projeto é único e podem existir diferentes soluções que serão ótimas.
Em alguns casos a plataforma de fuso pode atender muito bem, já que tem preços mais baixos. Já em outros a plataforma a tração ou hidráulica farão mais sentido.
O importante é conhecer as empresas que estão te vendendo e saber a qualidade do produto deles.
Para todos os tipos de plataformas, seja de fuso, hidráulica ou de tração, você pode ter equipamentos bons e ruins.
Em todo caso, é indispensável que todas as suas necessidades, como uso diário e especificações de medida, sejam os principais fatores a serem considerados. Afinal, cada cliente tem um objetivo e uma expectativa em relação à plataforma.
Como comprar a plataforma ideal pelo menor preço?
Por fim, comprar a plataforma ideal pelo menor preço é uma das principais perguntas que você deve se fazer. Afinal, significa escolher aquela que se encaixa no seu projeto, mas garantindo economia.
Inclusive, foi pensando nisso que começamos esse blog: nosso foco é levar a informação que você estava procurando em um formato prático, simples e levantando os dados sobre segurança e manutenção.
Mas não termina aqui, o nosso segundo objetivo é ensinar você a comprar um elevador hoje e, para isso, temos um vídeo ensinando todo o passo-a-passo. Nele, o especialista em elevadores, Rômulo, mostrará que essa compra deve ser eficaz e funcional.
Ao final, temos ainda a nossa Assessoria MeuElevador. Com ela, você terá um atendimento completo, desde a análise do seu projeto, orçamento e sonhos, até a seleção dos fornecedores ideais.