Os gastos de energia em um condomínio geralmente são altos, e todas as formas de se economizar energia podem ser válidas.
Nesse texto quero te mostrar algumas maneiras de economizar energia com elevadores.
Sou Engenheiro Mecânico especializado em elevadores e já estive em inúmeros condomínios onde o gasto de energia com os elevadores estavam muito altos.
Com algumas dicas que passei, esses prédios tiveram diminuições substanciais em seus gastos de energia.
Espero que este material te ajude na redução da conta de luz.
Mas antes de passar as dicas, temos que esclarecer uma dúvida:
Quanto um elevador gasta?
Em média, um elevador gasta o equivalente a 75 lâmpadas de 100W ligadas ao mesmo tempo, o que pode chegar a 6% do total pago pelos condôminos por mês.
É importante frisar que não é possível ter um valor exato e padrão de quanto esse aparelho gasta de energia visto que é preciso levar uma série de fatores em consideração, sendo um deles a própria marca do elevador.
Outros pontos que determinam se um elevador gasta menos ou mais energia são as variações de pico de eletricidade, o tipo de tráfego e até mesmo a carga transportada diariamente por ele, como pessoas e objetos.
Toda essa energia é utilizada principalmente na tração do elevador, ou seja, para realizar o movimento de subida e descida pelos andares.
Além disso, existem a iluminação da cabine e do painel, e alguns modelos ainda contam com televisores ou painéis para a veiculação de propaganda.
Manual do Síndico: Um manual gratuito para o seu condomínio sempre saber o que fazer com o elevador. Baixe agora!
7 maneiras de economizar energia com elevadores
Agora que te mostrei quanto um elevador consome de energia, vamos ver as 10 maneiras de se economizar energia.
Lâmpadas
Uma maneira simples e que pode gerar uma grande redução no gasto de energia do elevador é a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED.
Para você ter uma ideia, 50% do consumo de energia de um elevador é por causa do seu motor, quando é acionado, e o restante é por causa das lâmpadas, acesas 24hrs.
Então, com lâmpadas LED, que consomem muito menos energia que uma lâmpada convencional, você terá uma redução interessante no consumo de energia dos elevadores.
Redução de uso
Incentive os moradores a utilizar escadas, principalmente aqueles que moram em andares mais baixos.
Além de esse ser um ótimo exercício e promover a circulação sanguínea do corpo, reduz a utilização dos elevadores, que serão chamados só por aqueles que realmente precisam se locomover por uma distância maior ou carregar objetos pesados.
É importante que essa responsabilidade não seja apenas do síndico e da direção do condomínio, mas também de todos os moradores, que devem adotar práticas para economizar energia não somente ao utilizar o elevador, mas também dentro dos seus próprios apartamentos e espaços públicos.
Colocar avisos nos elevadores mostrando alguns dados podem incentivar o uso das escadas.
Por exemplo:
Você sabia que subir 5 andares de escada você gasta 75 calorias?
Em termos de gasto calórico, subir três lances de escada equivale a 10 minutos de caminhada moderada!
Chamadas do elevador
Essa dica imagino que você já conheça, mas vale a pena comentar.
Quando um morador chama dois elevadores, ele faz com que os equipamentos se desloquem para o andar, sendo que um deles não vai ser utilizado.
No momento da pressa é difícil controlar e não chamar mais de um elevador, por isso é importante que os moradores entendam o efeito que há no final do mês.
Se todos os moradores chamam mais de um elevador, o número de viagens feito pelo elevador serão o dobro.
Controle da Manutenção
É importante verificar com frequência o estado das instalações elétricas do elevador, pois fios antigos ou com algum tipo de defeito fazem com que exista a perda de energia durante a passagem da corrente elétrica pelo fio e até mesmo causar curto circuito nas instalações.
Uma manutenção adequada visa o bom funcionamento dos equipamentos, realizando os ajustes e lubrificações necessárias, além da limpeza dos componentes.
Exigir que a manutenção dos elevadores seja bem-feita é um direito do condomínio.
Se você quiser entender mais sobre a importância de avaliar se a manutenção dos elevadores está de acordo, veja esse material que preparei:
◊ Manutenção de elevadores: importância de avaliar o que se paga
E que tal pintar o hall dos elevadores de cores claras, como o branco? Assim, o andar ficará mais claro e não será necessário ligar as luzes do aparelho, deixando o local com uma aparência mais nova e gastando menos energia.
Desligar elevador economiza energia?
Desligar um dos elevadores, fazer revezamento ou utilizar apenas um dos elevadores durante a madrugada pode refletir em uma redução no consumo de energia.
O número de viagens realizadas não vai diminuir com um elevador desligado, é verdade.
Mas se apenas um elevador estiver ligado, o gasto de energia com as lâmpadas do elevador será evitado.
Além disso evita-se que mais de um elevador seja chamado, algo que acaba acontecendo e aumentando a conta de energia.
Modernização dos elevadores
Esse aqui é um ponto mais complicado, e que vai envolver um alto investimento do condomínio.
A modernização dos elevadores pode ser uma boa solução para elevadores antigos e com gasto de energia muito alto.
Mas, ao mesmo tempo, pode não gerar uma queda significativa no gasto de energia dos elevadores.
O custo para se fazer uma modernização nos elevadores pode ser muito alto para se ter como benefício uma pequena diminuição nos gastos de energia mensal.
Geralmente uma modernização trará outros benefícios que serão mais vantajosos para o condomínio.
Então tome cuidado com o que é dito em relação a modernização dos elevadores.
A questão que pode ser interessante é em relação as chamadas inteligentes, que ao apertar o botão de chamada o elevador mais próximo vai ao andar.
Essa pode ser uma vantagem para a redução de gastos de energia.
O principal gasto com Elevadores
Os maiores gastos em elevadores estão relacionados ao grande número de troca de peças, e que muitas vezes acontecem pelo serviço de manutenção mal realizado.
O que vejo no mercado de elevadores são técnicos com treinamento insuficiente e sobrecarregados de serviço, o que impacta diretamente na qualidade da manutenção.
Para você ter uma ideia, um técnico de manutenção chega a ser responsável por mais de 150 elevadores por mês.
Não há tempo suficiente para realizar uma manutenção adequada em todos esses elevadores, e quem acaba pagando por isso é você.
Por isso o controle do serviço é fundamental.
E existem algumas maneiras para que você consiga controlar a manutenção do seu elevador.
Preparei um material onde explico como controlar o serviço de manutenção, mesmo se você não entender nada de elevadores. Veja em:
◊ Como avaliar se a manutenção de elevadores foi feita corretamente?