Com uma diversa possibilidade de uso, os elevadores hidráulicos são uma excelente opção para o transporte vertical.
Nesse texto mostro o que é um elevador hidráulico, como funciona, quais as vantagens e desvantagens desse equipamento, qual o preço de um elevador hidráulico e ainda te passo algumas dicas de como escolher um bom elevador hidráulico.
Se você deseja instalar um novo elevador ou está curioso sobre o funcionamento de seu equipamento atual, aqui está tudo o que você precisa saber sobre elevadores hidráulicos.
Separei da seguinte maneira:
- O que é um elevador hidráulico?
- Como os elevadores hidráulicos funcionam?
- Quais os tipos de edifícios usam elevadores hidráulicos?
- Quais os tipos de elevadores hidráulicos existentes no mercado?
- Os benefícios de elevador hidráulico
- Desvantagens de um elevador hidráulico
- Preço de um elevador hidráulico
- Conclusão
O que é um elevador hidráulico?
Primeiramente, existem dois tipos principais de sistemas de elevador: tração e hidráulica.
Os elevadores de tração utilizam cabos de aço ou correias em um sistema de polias. Os elevadores hidráulicos são são movidos por um pistão que viaja dentro de um cilindro. Um motor elétrico bombeia o óleo hidráulico no cilindro para mover o pistão.
O pistão levanta suavemente a cabine do elevador. Válvulas elétricas controlam a liberação do óleo para uma descida suave.
Elevadores hidráulicos são usados extensivamente em edifícios de até seis andares. Às vezes, mas raramente, até 7 andares de altura.
Esses elevadores, que podem operar a velocidades de até 45 metros por minuto, não utilizam as grandes máquinas de elevação suspensas do mesmo modo que os sistemas de tração com engrenagens e sem engrenagens.
Como os elevadores hidráulicos funcionam?
Ao contrário dos elevadores de tração, os sistemas hidráulicos não usam máquinas de elevação suspensas. Em vez disso, esses elevadores usam a compressão de fluidos para gerar movimento.
A cabine do elevador é levantada por um motor elétrico que bombeia óleo para o cilindro para mover o pistão. Elevadores hidráulicos também incorporam válvulas elétricas para controlar a liberação de óleo para um passeio suave.
O fluido necessário para alimentar um elevador hidráulico deve ser baseado em óleo. O óleo vegetal ou o óleo biodegradável podem ser usados como opções ecologicamente corretas.
Quais os tipos de edifícios usam elevadores hidráulicos?
Você pode encontrar um elevador hidráulico em quase qualquer tipo de edifício. No entanto, existem dois fatores que limitam as alturas que podem viajar.
Os elevadores hidráulicos exigem uma quantidade substancial de energia para elevar a cabine, e é por isso que eles não costumam ser encontrados em prédios altos.
Estes sistemas também operam a velocidades de 45m/min ou menos, tornando-os mais lentos que outros tipos de elevadores.
Por causa desses fatores, os elevadores hidráulicos são destinados apenas para edifícios com até sete andares.
Quais os tipos de elevadores hidráulicos existentes no mercado?
Nem todos os elevadores hidráulicos são criados iguais! Existem várias variações que podem tornar cada sistema único.
Hidráulico Convencional (Furado)
Com este tipo de elevador, os cilindros hidráulicos se estendem até o solo e são colocados dentro de um furo. A cabina do elevador é montada em um pistão que viaja dentro do cilindro, permitindo até 60 segundos de deslocamento.
Elevador Hidráulico de Pistão Lateral
Esta variação tem um pistão em cada lado do carro fixado na base do poço. Eles não precisam de uma roldana ou de um buraco abaixo, como a configuração convencional, e permitem até cerca de 15 m de percurso.
Elevador Hidráulico de cabo
Esse tipo de elevador hidráulico usa cabos e um pistão preso a uma roldana para estender a elevação de um elevador hidráulico. Como um cabo está segurando a cabine do elevador, é necessário uma guia.
Esses tipo de elevador hidráulico pode percorrer uma distância mínima de aproximadamente 20m.
Hidráulico sem casa de máquinas
Nos elevadores sem casa de máquinas, os mecanismos de elevação hidráulica estão localizados na caixa de corrida do elevador, em vez de em uma sala de máquinas separada. Isso maximiza o espaço disponível em um prédio.
No entanto, é importante lembrar que a presença da central hidráulica dentro da caixa de corrida amplia muito o ruído dentro do elevador.
Os benefícios de elevador hidráulico
Para muitos tipos de edifícios, os elevadores hidráulicos oferecem as seguintes vantagens:
- Mais rápido de instalar do que outros tipos de elevador
- Menos dispendioso para instalar e manter
- Eles são altamente eficazes com cargas pesadas, pois a potência hidráulica proporciona uma força de levantamento muito maior.
- Não há necessidade de uma sala de máquinas suspensas. Da mesma forma, requisitos estruturais de sobrecarga também não são necessários. A carga do elevador é aplicada a maior parte no piso da caixa de corrida.
Apesar da popularidade do sistema de elevador hidráulico, existem algumas desvantagens na escolha desse tipo de equipamento.
Desvantagens de um elevador hidráulico
Mesmo com os benefícios, ainda existem alguns fatores que podem não tornar os sistemas hidráulicos a escolha certa para certas aplicações:
- Destinado apenas a edifícios baixos e médios, de até 7 andares
- Só pode viajar até 45m/min.
- A velocidade relativamente lenta. Um elevador hidráulico não pode se mover mais rápido que 45m/min
- O óleo no sistema de pistão pode superaquecer rapidamente, reduzindo o número de viagens possível com o sistema.
- Em casos excepcionais, o óleo hidráulico pode vazar do sistema de bombeamento para o solo na base do elevador. Isso pode levar à poluição das águas subterrâneas.
- A qualidade do passeio do elevador geralmente não é tão suave quanto com outros sistemas de elevação.
Preço de um elevador hidráulico
Um ponto extremamente importante – e que imagino que seja sua dúvida – é em relação ao preço de um elevador hidráulico
Os valores tendem a variar de acordo com o tamanho do edifício, capacidade e acabamento do elevador, mas quando comparado com um elevador de tração, o elevador hidráulico tem valores menores.
Principais dicas para comprar um elevador
Hoje são mais de 500 mil elevadores instalados no Brasil, segundo a Revista Elevador Brasil, e temos pouca informação sobre esse meio de transporte.
Sua instalação também não é algo simples, que podem levar mais de 6 semanas para que o equipamento esteja adequado para uso.
No geral, para se ter sucesso na compra do elevador, deve-se levar em conta também:
- o caráter de uso do elevador;
- as características do imóvel;
- a acessibilidade;
- a manutenção exigida para o modelo escolhido;
- os prazos de entrega e instalação.
Dessa forma, você estará cercando-se de todos os problemas que possam incorrer de um mau planejamento de implantação do sistema do elevador residencial, garantindo mais segurança e conforto aos moradores e usuários.
Fazer uma análise adequada antes de comprar o elevador vai garantir que você faça o melhor investimento para seu imóvel.
Seja para valorização do imóvel ou para qualidade de vida dos moradores.
Conclusão
Dito isto, o elevador hidráulico ainda é de longe um dos mais populares feitos de engenharia e é usado em muitos edifícios comerciais e residenciais hoje.
Espero que esse texto tenha te ajudado a entender como um elevador hidráulico funciona e quais as vantagens de se instalar um equipamento deste tipo.