_3D4E59-removebg-preview
Balao.png

Nós esperamos que você goste desse artigo. Se você quer a nossa ajuda para comprar um elevador clique aqui.

Caixa de Corrida do Elevador em Alvenaria ou Estrutura Metálica. Qual a melhor escolha?

A “caixa de corrida” nada mais é do que o caminho por onde o elevador se desloca. Embora pareça apenas um detalhe construtivo, a escolha do material da estrutura é um ponto muito importante, já que os custos e o tempo de execução podem variar bastante entre um método e outro.

No vídeo “Preços de elevadores residenciais em 2026”, destacamos que o custo do equipamento é apenas uma parte da conta. A outra parte está aqui: na estrutura. Vamos aprofundar as três principais soluções do mercado atual.

1. Alvenaria Convencional: A escolha para obras do zero

A alvenaria (tijolo e concreto) ainda é o método mais comum no Brasil, especialmente para quem está construindo a casa desde a fundação.

  • Vantagens: Geralmente apresenta o menor custo de materiais, já que utiliza a mesma mão de obra e insumos da construção da casa.
  • O “Pulo do Gato”: Exige precisão milimétrica. O “prumo” da caixa de corrida deve ser muito bem feito. Qualquer desvio de poucos centímetros vai diminuir o tamanho da sua caiza de corrida, gerando muitas vezes custos adicionais para adequação.
  • Ideal para: Projetos de casas novas onde o elevador foi planejado desde o primeiro momento.

2. Estrutura Metálica: Velocidade e Precisão

Muitas empresas de elevadores em 2026 já oferecem a estrutura metálica como um kit opcional. Ela funciona como um esqueleto de aço que sustenta o equipamento.

  • Vantagens: É extremamente precisa e rápida de montar. Como é fabricada sob medida, o risco de erro de prumo é quase zero. Além disso, ocupa menos espaço de parede, o que é vital em casas pequenas.
  • Desvantagem: O investimento inicial é mais alto que a alvenaria, porém, o ganho de tempo e a limpeza da obra podem valer a pena.
  • Ideal para: Reformas ou locais onde não há espaço para pilares de concreto robustos.

3. Fechamento em Placa Cimentícia

Uma vez que você tem a estrutura (seja ela metálica ou de concreto), você precisa fechá-la por questões de segurança e estética. As placas cimentícias ganharam força nos últimos anos.

  • Por que usar? Elas substituem o reboco e a pintura pesada. Oferecem um acabamento liso, aceitam diversos tipos de revestimento e têm boa resistência acústica — algo essencial para que o ruído do motor não invada os quartos.
  • Estética Panorâmica: Se a ideia é um elevador de vidro, a estrutura metálica combinada com fechamento em vidro temperado/laminado é a escolha que traz maior valorização estética ao imóvel.

4. Fechamento em Vidro (Panorâmico)

Se o seu objetivo é valorização máxima do imóvel e um visual incrível, o fechamento em vidro é a escolha certa.

  • Como funciona? Geralmente, utiliza-se a Estrutura Metálica (Opção 2) como esqueleto. No lugar de fechar com paredes cegas, aplicam-se grandes painéis de vidro laminado ou temperado de alta segurança.
  • É a opção mais cara de todas. Além do custo elevado dos vidros especiais, a estrutura metálica precisa ter um acabamento impecável (como pintura eletrostática ou aço inox), já que ela ficará totalmente exposta.
  • Atenção: A limpeza dos vidros (interna e externa) é uma questão que pode ser complicada e dar .

Os Detalhes Técnicos que podem subir o Orçamento

Ao escolher a estrutura, você deve ficar atento a três pontos que mencionamos no vídeo e que são fontes constantes de erros:

  1. O Poço: A profundidade do poço (o espaço abaixo do primeiro andar) varia de acordo com a tecnologia. Um elevador a vácuo precisa de quase nada, enquanto um de tração e hidráulico exige um rebaixo técnico obrigatório.
  2. O Último Andar (Pé-direito): O “topo” da caixa de corrida precisa de uma altura extra para que a cabine não bata no teto. Se o seu pé-direito for baixo, você precisará de um modelo de elevador específico para “topo reduzido”.
  3. Ventilação e Iluminação: Normas técnicas exigem que a caixa de corrida tenha ventilação natural ou mecânica e iluminação própria para manutenção.

Não deixe o barato sair caro na hora de construir

Escolher um elevador é uma jornada que envolve planejamento técnico, financeiro e estético. Ao seguir estes passos – definir o propósito, analisar o espaço, escolher o tipo certo, focar na segurança e selecionar um bom fornecedor –, você garante que está fazendo a escolha certa para o seu lar.

Lembre-se que um erro na especificação ou na escolha do fornecedor pode gerar custos inesperados e muita dor de cabeça. Uma análise profissional e isenta pode ser o seu maior aliado nesse processo.

Você quer garantir a máxima segurança e fazer o melhor negócio na compra do seu elevador?

No Meuelevador.com oferecemos um serviço de assessoria completa na compra de elevadores. Nós te ajudamos a especificar o equipamento correto, a analisar as propostas dos fornecedores e a garantir que você está fazendo um investimento seguro e inteligente.

Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!

Banner_Engenheiros.webp

Rodrigo e Rômulo

São engenheiros mecânicos especialistas em elevadores, formados pela UFMG.

Com 10 anos de atuação na área, acreditam em transformar o mercado com transparência e profissionalismo.

Compraram mais de 250 elevadores para diversos projetos em mais de 20 estados brasileiros.

Podem te ajudar na compra do seu elevador economizando até 30 mil reais do seu orçamento.

Veja também:

Veja também:

Banner_Engenheiros.webp

Rodrigo e Rômulo

São engenheiros mecânicos especialistas em elevadores, formados pela UFMG.

Com 10 anos de atuação na área, acreditam em transformar o mercado com transparência e profissionalismo.

Compraram mais de 250 elevadores para diversos projetos em mais de 20 estados brasileiros.

Podem te ajudar na compra do seu elevador economizando até 30 mil reais do seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai Comprar um Elevador?

Você pode economizar até 30 mil reais com a nossa ajuda.

Close the CTA
Rolar para cima