A reforma dentro de um condomínio costuma oferecer uma série de inconvenientes, embora ela às vezes seja necessária e inevitável. Para amenizar os pontos negativos da reforma em apartamento, você deve estar preparado, enquanto síndico, para resolver todas as questões pertinente a esse processo.
Pensando nisso, preparei este post para elencar os principais desafios que as reformas em condomínio impõem ao condomínio e como o síndico e os moradores devem se portar diante dela. Separei nos seguintes tópicos:
- Quais são os desafios que envolvem a realização de uma reforma em apartamento?
- E se o morador não avisar que está realizando uma obra?
- Horário permitido para reformas em apartamentos
- Há parâmetros legais para que eu possa me guiar, enquanto síndico, para disciplinar a reforma?
- Enquanto síndico, como posso amenizar as situações negativas?
- Conclusão
Quais são os desafios que envolvem a realização de uma reforma em apartamento?
Os principais desafios que você enfrenta em uma reforma no condomínio é a sujeira e o barulho que elas produzem, além do inconveniente da circulação de pessoas e de materiais de construção. Quando uma reforma ou obra é feita pelo condomínio, a administração tem maior controle, porém, quando elas são feitas pelos proprietários dos apartamentos, deve-se tomar cuidado para que tudo seja feito de forma protocolar a fim de amenizar os problemas anteriormente citados. Um ponto importante está relacionado a autorização da obra. Qualquer obra em apartamento deve ser, antes de iniciada, autorizada pelo síndico. Por mais que seja o dono do apartamento, o proprietário não pode realizar a obra sem esse consentimento.E se o morador não avisar que está realizando uma obra?
Nesses casos cabe ao síndico denunciar a obra na prefeitura ou até mesmo entrar na justiça pedindo a paralisação da reforma. Para que obras não autorizadas sejam evitadas, em muitos condomínios é proibida a entrada de materiais de construção para serem entregues em apartamentos e que pessoas entrem para realizar reformas sem a autorização do síndico.Horário permitido para reformas em apartamentos
Normalmente os horários para realização de obras em condomínio é de 8h às 17h. Mas isso pode variar de acordo com o regimento interno do seu condomínio. Já nos finais de semana, em determinados condomínios é possível realizar as obras no sábado a partir de 13h, em outros só é possível nos dias úteis. É importante o síndico consultar o regulamento interno do condomínio para que não gere problemas barulhentos para os condôminos.Há parâmetros legais para que eu possa me guiar, enquanto síndico, para disciplinar a reforma?
Sim! É a norma ABNT 16280, criada no ano de 2014 e atualizada no ano de 2015, cujo intuito é regulamentar a prática de reformas realizadas em condomínios verticais. Segundo essa norma, o proprietário deve apresentar ao síndico um Plano de Reformas, uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de responsabilidade Técnica (RRT). Os documentos devem ser assinados pelo arquiteto ou engenheiro responsável pela obra em apartamento. Com isso, garante-se uma reforma mais segura, tanto para o proprietário quanto para o restante do condomínio!Enquanto síndico, como posso amenizar as situações negativas?
Neste tópico elencamos algumas dicas para você amenizar os pontos negativos anteriormente citados.Tenha um planejamento
O mais importante na administração de um condomínio é a capacidade de organização e de planejamento. Com as reformas não é diferente. Organize o fluxo e oriente a reforma. E, mais importante, acompanhe os trabalhos, certificando-se de que tudo está ocorrendo conforme as regras internas e determinações da ABNT 16280. Tirando reformas de pintura, é importante que o morador apresente um laudo comprovando que a reforma em apartamento está de acordo. Dentre elas, estão:- Construção ou demolição de paredes e divisórias
- Substituição de revestimentos (pisos, paredes, tetos)
- Abertura ou fechamento de vãos
- Alteração nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias
- Instalação de mobiliário fixo.